17 de dezembro de 2024

No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem por objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e sensibilizar a população para a importância da doação.

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para nos lembrarmos e promovermos esse ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

Quem nunca precisou de transfusão de sangue, ou não teve alguém da família ou amigo que precisasse, talvez não tenha noção da dimensão e do impacto que uma única doação de sangue pode fazer na vida de uma pessoa enferma e de seus familiares. Por isso, neste mês o GSH Banco de Sangue Serum apresenta em suas redes sociais histórias emocionantes de doadores como parte da campanha “Novembro vem doar – A vida continua”.

“Comecei a doar sangue devido a um grave acidente de um amigo. Este foi o impulso para colocar isso em prática. Sentir que alguém próximo precisava de algo que era tão simples para mim e que isso poderia acontecer com pessoas queridas de tantos outros é o que me motiva até hoje”, relata o doador Raphael Costa Oliveira.

A iniciativa é uma extensão do Dia Nacional do Doador de Sangue e busca incentivar a parcela de 1,4% da população brasileira que é doadora de sangue a comparecer aos locais de doação do GSH, além de atrair novos doadores.

Até o final deste mês, o doador que comparecer às unidades do Banco de Sangue Serum para doar receberá um mimo temático alusivo à campanha, que estará disponível enquanto durarem os estoques.

O GSH Banco de Sangue Serum tem duas unidades no Rio de Janeiro: Centro e Barra da Tijuca. Elas abrem diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, das 7h às 18h, nos endereços: Centro – na Av. Marechal Floriano, 99, e no Casa Shopping – Barra. Já no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o funcionamento é de segunda a sábado, das 7h30 às 18h, na Av. Henrique Duque Estrada Meyer, Posse (Hospital Geral de Nova Iguaçu).

Quem pode doar

Para doar sangue, é preciso cumprir alguns requisitos, como: Estar em boas condições de saúde, Ter entre 16 e 69 anos, Pesar no mínimo 50 kg. Adolescentes de 16 e 17 anos podem doar sangue, mas precisam de autorização dos pais ou responsável.
Onde doar

GSH Banco de Sangue Serum
Unidades na cidade do Rio de Janeiro:

Centro

Novo endereço: Av. Marechal Floriano, 99
Telefones: (21) 3233-5950 | WhatsApp: (21) 99695-7470
Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo sábados, domingos e feriados
Estacionamento: Poeta Luiz Gama – Av. Passos, 120
Como chegar: Acesso Metrô – Estação Presidente Vargas e Uruguaiana
Acesso VLT: Camerino/Rosas Negras (linha 3)

Barra

Endereço: Casa Shopping – bloco P – lado Península – Av. Ayrton Senna, 2.150 – Barra da Tijuca
Telefones: (21) 3030-6761 / 6762 | WhatsApp: (21) 99695-7470
Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo finais de semana e feriados
Estacionamento: gratuito, conveniado no local, durante a doação – Usuários de tags de acesso rápido, devem retirar o ticket na cancela do estacionamento para isenção.

Nova Iguaçu

Endereço: Av. Henrique Duque Estrada Meyer, Posse (Hospital Geral de Nova Iguaçu). Tel. (21) 97177-9671
Atendimento: De segunda a sábado, das 7h30 às 18h.