Vários jogadores de Grêmio e Internacional, como o Caíque, Rochet, Gabriel Mercado, Enner Valencia, Diego Costa e tantos outros têm usado recursos próprios e ido às ruas alagadas de Porto Alegre para socorrer vítimas ou levar doações. Nessas horas, todos são do mesmo time, o time da solidariedade.
Os clubes estão com atividades suspensas desde o fim da semana passado, por conta das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Imagens feitas por drones mostram a Arena do Grêmio e o Beira-Rio completamente alagados. Mesmo que a água baixe nos próximos dias, a recuperação dos gramados e das instalações dos clubes demandaria um bom tempo. Ontem, o treinador do Grêmio, Renato Gaúcho, que mora em um hotel próximo ao estádio, em Porto Alegre, precisou ser resgatado pela Defesa Civil. Felizmente, ele está bem.
Grêmio, Internacional e Juventude pediram à CBF a suspensão dos jogos por 20 dias. A medida seria válida para todas as competições nacionais. A entidade ainda não havia se manifestado até a manhã desta terça-feira (07), mas já analisava a situação em contatos com autoridades.
CBF mobiliza doações
A CBF fará uma doação de R$ 1 milhão pela plataforma Imply e colocará à disposição do governo do Rio Grande do Sul uma cota de R$ 1 milhão de medicamentos em parceria com a CIMED. O site para fazer as doações é https://cbf.eleventickets.com/#!/home
“A CBF e a Seleção Brasileira se solidarizam com esse momento de dor de todo o povo gaúcho em decorrência da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Neste momento grave, a CBF tem a iniciativa junto com os atletas da Seleção Brasileira de conclamar todo segmento do futebol, clubes, federações, atletas, árbitros e torcedores, a direcionarem contribuições para ajudar as pessoas que passam por esse grave problema”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Jogadores da Seleção gravaram depoimentos participando da campanha da CBF. Vinicius Junior, Neymar, Endrick e Danilo foram alguns deles. O treinador Dorival Júnior e Rodrigo Caetano, coordenador executivo geral das Seleções Brasileiras Masculinas, também apoiam a campanha.
A entidade também mobiliza seus patrocinadores para que todos entrem na campanha. A Ambev inclusive disponibilizou a plataforma Zé Delivery, que hoje conta com 6 milhões de usuários, para amplificar a divulgação da campanha. A CBF convidará todos os clubes brasileiros para participarem da iniciativa.