17 de dezembro de 2024
Imagem meramente ilustrativa / Pixabay

Imagem meramente ilustrativa / Pixabay

Uma das coisas mais comuns atualmente no Brasil são os golpes. Desta vez, os alvos são os alunos que desejam fazer parte do programa Pé-de-Meia, do governo federal. Páginas falsas na internet estão cobrando valores indevidos a serem pagos por meio de Pix para inscrição.

O Ministério da Educação alerta que não existe site para cadastro ou inscrição de estudantes no Pé-de-Meia, muito menos cobrança de taxa para participar. Além disso, as listas dos estudantes beneficiados são disponibilizadas pelas secretarias de educação municipais e estaduais ao MEC, e não pelos estudantes.

Para acessar o programa Pé-de-Meia, o aluno precisa ter CPF, estar regularmente matriculado no ensino médio das redes públicas, ter entre 14 e 24 anos e ser integrante de famílias inscritas no programa bolsa família.

O Pé-de-Meia prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, que podem ser sacados em qualquer momento, mais depósitos de R$ 1 mil ao final de cada ano concluído, que o estudante só pode retirar da poupança após se formar no ensino médio. Todos os detalhes sobre o Pé-de-Meia estão no site gov.br/mec.