17 de dezembro de 2024
Imagem meramente ilustrativa / Pixabay

Imagem meramente ilustrativa / Pixabay

Já imaginou ligar o computador e acessar seus programas e arquivos apenas com a força do pensamento? Esta possibilidade, antes possível só em filme, é cada vez mais real. A empresa do bilionário Elon Musk, que também é dono do X, antigo Twitter, lançou um chip que permite que humanos controlem dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares, apenas com o pensamento.

No último domingo (28), um paciente recebeu o primeiro implante de chip cerebral da “Neuralink”. Os estudos com implantes cerebrais em humanos foram autorizados nos Estados Unidos em maio de 2023. Quatro meses depois, a empresa do Elon Musk abriu inscrições para voluntários.

Neste primeiro teste, a empresa quer avaliar a segurança do implante e do próprio robô que fez o procedimento cirúrgico.

Esses chips registram e decodificam a atividade cerebral, com o objetivo de permitir que uma pessoa com paralisia grave controle um computador, braço robótico, cadeira de rodas ou outro dispositivo apenas pelo pensamento. Além do dispositivo da Neuralink, outros estão em desenvolvimento e alguns já foram testados em pessoas.

Agora que os testes em humanos começaram, a segurança e o bem-estar dos voluntários são uma questão urgente. O ensaio foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, que rejeitou um pedido anterior da Neuralink. Mas alguns pesquisadores estão desconfortáveis com o fato de o ensaio não estar listado na ClinicalTrials.gov.

O propósito parece até louvável, mas será que futuramente esse chip não poderia ser usado por pessoas mal intencionadas para outras finalidades? Fica aí a reflexão.