17 de dezembro de 2024
Reprodução / X

Reprodução / X

Os óculos inteligentes Ray-Ban Meta, ainda pouco conhecidos no Brasil, estão recebendo um impulso em suas capacidades. Duas atualizações importantes foram lançadas recentemente.

Em primeiro lugar, um novo recurso chamado “IA multimodal” está entrando no acesso antecipado para usuários selecionados nos EUA. Essa tecnologia combina comandos de voz com informações capturadas pela câmera embutida dos óculos. O que inclui um novo recurso chamado “Olhar e Perguntar”.

• Faça perguntas sobre o que você vê: Diga: “Ei Meta, olhe e…” seguido de sua pergunta, como “Qual é o nome desta planta?” ou “Traduza este sinal para mim”.
• Faça perguntas sobre fotos: Tire uma foto usando a voz ou o botão de captura e, em seguida, diga “Hey Meta…” dentro de 15 segundos com sua pergunta, como “O que está acontecendo nesta foto?” ou “Escreva uma legenda engraçada para esta foto”.

Este programa de acesso antecipado permite que os usuários testem esses recursos e forneçam feedback valioso para melhorias futuras.

Em segundo lugar, a Meta IA nos óculos agora está se integrando ao Bing para fornecer recuperação de informações em tempo real. Precisa saber a pontuação de um jogo, encontrar um restaurante próximo ou obter uma atualização rápida de estoque? Basta pedir aos seus óculos! Novamente, como de costume, esse recurso está sendo implementado em fases para usuários nos EUA.

A Meta anunciou que para participar do programa de acesso antecipado ou aguardar o lançamento completo da recuperação de informações em tempo real, o aplicativo Meta View e o software de óculos inteligentes devem ser atualizados para as versões mais recentes.

Essas atualizações estão disponíveis apenas para proprietários de óculos inteligentes Ray-Ban Meta dos EUA.

Lançamento
Em um post recente no Instagram, Mark Zuckerberg demonstrou os novos recursos dos óculos ao pedir à Meta AI que recomendasse um par de calças para combinar com uma camisa listrada, além de pedir à IA que traduzisse o texto de um meme em língua estrangeira para o inglês. A única entrada que ele precisava fazer, além de seus pedidos, era simplesmente apontar os óculos para a camisa e o meme.

Em uma atualização de uma postagem de blog de 6 de dezembro sobre as iniciativas de IA da Meta, a empresa também sugere o uso dos óculos inteligentes Ray-Ban Meta para sugerir legendas para uma foto ou simplesmente identificar um objeto na mão. Scott Stein, da CNET, fez recentemente uma demonstração da nova funcionalidade nos escritórios da Meta em Nova York, onde os óculos inteligentes foram usados para recomendar qual de uma pequena seleção de saquinhos de chá provavelmente seria livre de cafeína.

Conheça mais
Os óculos inteligentes Meta Ray-Ban têm até quatro horas de duração de bateria e podem ser carregados em um estojo de carregamento portátil, cujo design é exato ao de um estojo de óculos comum. A versão 2023 tem preço na faixa dos US$ 300.

Ele também conta com câmera de 12MP e cinco microfones, que permitem as transmissões ao vivo no Instagram e Facebook. Já os alto-falantes são “discretos”, segundo a empresa, com áudio direcionado para quem usa o óculos.