O COB – Comitê Olímpico Brasileiro – revelou, no domingo (03), os candidatos ao Prêmio Brasil Olímpico de Melhor Atleta de 2023. No feminino, concorrem Ana Patrícia e Duda (vôlei de praia), Bia Haddad (tênis) e Rebeca Andrade (ginástica artística). Na categoria masculina, disputam Filipe Toledo (surfe), Hugo Calderano (tênis de mesa) e Marcus D´Almeida (tiro com arco). Os vencedores serão anunciados em 15 de dezembro, no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes.
“Todos os candidatos ao prêmio de Melhor Atleta do Prêmio Brasil Olímpico 2023 representam o alto nível do esporte brasileiro. É importante destacar a excelência desses atletas e o futuro promissor para nossos esportes em diversas modalidades. 2023 foi um ano de grandes conquistas para o país, um orgulho imenso para o COB celebrar esses feitos e homenagear as estrelas do espetáculo: os atletas. Foi um ano repleto de êxitos, especialmente nos Jogos Pan-americanos e em vários campeonatos mundiais. O ciclo olímpico mais breve da história está chegando ao fim e o Brasil segue determinado rumo a Paris 2024,” disse Paulo Wanderley, presidente do COB.
A 24ª edição do Prêmio Brasil Olímpico terá um novo formato, mantendo as tradicionais homenagens da noite de gala do esporte olímpico nacional. Além dos prêmios usuais para os melhores atletas de cada modalidade, esta edição apresenta novas categorias: Retorno do Ano, Equipes do Ano (masculina e feminina) e Atleta Revelação. Além dessas, estão os prêmios de Atleta do Ano (masculino e feminino), Melhor das Modalidades, Prêmio Espírito Olímpico, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo e Troféu Adhemar Ferreira da Silva.
Os vencedores das categorias principais foram escolhidos por um grupo de especialistas no esporte olímpico em votação até 29 de novembro. Já o público decidirá os ganhadores dos prêmios de Atleta da Torcida e Prêmio Inspire, além dos novos Atleta Revelação e Retorno do Ano. As votações estão disponíveis AQUI.