Os smartphones geralmente estão presentes em todas as aventuras, mas não são indestrutíveis. Muitos telefones são suscetíveis a danos causados pelo superaquecimento.
No entanto, com precauções adequadas, é possível mantê-los seguros em altas temperaturas. Veja como proteger seu telefone do calor intenso durante os meses mais quentes.
Conheça a faixa de temperatura segura do seu smartphone
Segundo a maioria dos principais fabricantes de smartphones, esses dispositivos são geralmente seguros para uso em temperaturas de até 35 graus Celsius. Por exemplo, a Apple recomenda o uso de iPhones e iPads quando a temperatura está entre 0 e 35 graus Celsius.
No entanto, essa faixa de temperatura é mais ampla quando se trata de armazenar seus dispositivos. Você pode armazenar seu smartphone com segurança quando a temperatura estiver entre -20 a 45 graus Celsius.
Verifique a faixa de temperatura segura do seu próprio dispositivo. Se a temperatura ambiente exceder esses limites, considere desligar o dispositivo até que esteja em um ambiente mais fresco.
Evite deixar seu smartphone em um carro quente
Embora seja tentador guardar seu telefone no carro enquanto está na praia ou em outros locais quentes ao ar livre, essa nem sempre é a melhor ideia. De acordo com estudos em Engenharia Automotiva, as temperaturas dentro de um carro estacionado podem subir vários graus acima da temperatura ambiente.
Nesses casos, tente levar o celular consigo para evitar possíveis danos causados pelo calor do veículo. Deixe-o no modo avião ou desligue-o se estiver preocupado com a temperatura ambiente.
Fique atento aos avisos de temperatura
Muitos telefones emitem avisos se estiverem superaquecendo. Se o iPhone mostrar um aviso de temperatura, a Apple recomenda desligá-lo e movê-lo para um local mais fresco.
Segundo a Samsung, os telefones Galaxy também mostram um aviso quando estão passando por processos de resfriamento. Evite usar ou carregar seus dispositivos quando esses avisos aparecerem e dê-lhes alguns minutos para alcançar uma temperatura mais adequada.
Adquira uma capa ou bolsa de resfriamento
Às vezes, a capa do telefone pode reter calor, sendo necessário removê-la para permitir que o telefone esfrie. Dependendo do seu modelo de telefone, você pode optar por seguir a tendência de usuários de iPhone que dispensam completamente as capas. Se você não é propenso a acidentes ou tem um modelo mais recente com maior resistência a quedas, deixar o telefone sem capa pode ser uma opção.
No entanto, algumas capas de telefone são projetadas para manter o telefone mais fresco. Por exemplo, procure uma capa com uma parte traseira em estilo de malha para permitir uma melhor dissipação de calor ou uma capa leve que ofereça proteção sem superaquecer o dispositivo.
Além disso, bolsas térmicas para telefone, como o PHOOZY, podem ajudar a manter o dispositivo mais fresco. Feitas com materiais que refletem o calor para longe do telefone, essas bolsas são resistentes à água e podem até flutuar.
Evite a exposição direta ao sol
Se você passa a maior parte do dia sob o sol, tome cuidado para proteger seu telefone dos raios intensos. Fabricantes de smartphones, como a Apple, recomendam manter seu telefone longe da luz solar direta para evitar o superaquecimento.
Se o telefone superaquecer, ele pode entrar em modo de suspensão até atingir uma temperatura mais adequada. Muitos telefones modernos possuem medidas integradas para se proteger contra danos pelo superaquecimento, então preste atenção a esses avisos e mantenha seu telefone afastado do sol até que ele esfrie.
Ajuste as configurações do seu telefone
A maneira como você usa o telefone pode contribuir para o superaquecimento. Executar vários aplicativos simultaneamente, jogar jogos com gráficos intensivos ou gravar vídeos pode aumentar a temperatura do telefone. Embora isso geralmente não seja um grande problema, pode contribuir para o superaquecimento, especialmente em climas mais quentes.
Para resfriar o telefone rapidamente, ative o modo avião e diminua o brilho para reduzir o consumo de energia. Usar a economia de bateria ou o modo de baixa energia no smartphone também pode ajudar a evitar o superaquecimento durante os meses de verão.
Mantenha seu smartphone fresco no verão
Mesmo com o aumento das temperaturas lá fora, proteger seu smartphone do superaquecimento durante os períodos mais quentes do ano é viável. Embora a maioria dos smartphones modernos não seja excessivamente sensível, eles se beneficiam quando você os protege da luz solar direta, evita executar muitos aplicativos exigentes e presta atenção aos avisos de temperatura.
Proteger seus dispositivos do calor extremo pode exigir um pouco de tempo e esforço, mas seguindo algumas dicas, seu telefone sobreviverá até mesmo aos dias mais quentes com segurança.