O primeiro dia de provas do Enem 2023, neste domingo (05), teve uma taxa 28,1% de candidatos faltosos, segundo dados preliminares do Ministério da Educação. O maior índice de abstenção foi registrado no Amazonas, onde 44% dos candidatos inscritos não compareceram aos locais de provas. O estado enfrenta a maior seca de sua história, que tem dificultado a locomoção dos moradores.
O dia também foi marcado por dois vazamentos de imagens das provas nas redes sociais. A Polícia Federal foi acionada, mas o Ministério da Educação descartou a hipótese de anulação do exame.
A imagem reproduzida na internet mostra a página 19 do caderno de provas do tipo 3, branco. Na fotografia, há o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, bem como instruções aos candidatos para redigir a dissertação: como número de linhas da folha, uso de caneta preta e penalidade com nota zero quando houver fuga do tema proposto. A imagem mostra ainda quatro textos de apoio.
A Polícia Federal informou que já iniciou as investigações relativas à circulação indevida. O comunicado foi emitido na noite de domingo (05), após os participantes concluírem as provas.
Ainda segundo o informe, a Polícia Federal também acompanha os trabalhos de apuração interna do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obter mais informações sobre o caso e contribuir com os esclarecimentos devidos.
Pelas regras do Enem, descritas no edital deste ano, não é permitido o uso de eletrônicos no local de prova, nem postar fotos durante a avaliação. Os participantes flagrados tirando fotos das provas estão cometendo um crime e são, automaticamente, eliminados do Enem.
Provas
Nesse domingo, os candidatos tiveram que responder a 90 questões de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além de fazer a temida redação, que este ano teve como tema: ‘desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no brasil’.
No próximo domingo (12), os candidatos serão avaliados em questões de matemática e ciências da natureza.