Ano após ano o Brasil tem demonstrando uma melhora significativa em suas participações nos Jogos Pan-Americanos. Na edição 2023, realizada em Santiago, no Chile, teve recorde de medalhas: 205. Recorde de ouros: 66, além de 73 pratas e 66 bronzes. Esta também foi a primeira vez que o desempenho feminino superou o masculino: 33 ouros e 95 medalhas com as mulheres e 30 ouros e 92 medalhas com os homens. O Brasil terminou a competição no segundo lugar geral no quadro de medalhas. Até então, o limite alcançado pelo Brasil havia sido em Lima, no Peru, em 2019. Lá, foram 169 medalhas e 54 ouros.
Houve desempenhos históricos em modalidades como ginástica rítmica (100% dos ouros) e boxe (presença em nove das 13 finais). Os atletas brasileiros também obtiveram um total de 140 vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A delegação brasileira em Santiago foi a maior da história do país em competições internacionais, com 635 atletas.
Os Jogos Pan-Americanos de Santiago terminaram neste domingo (05), com números que reforçam o crescimento da diversidade de modalidades em que o Brasil tem destaque no cenário das Américas.
“Temos que comemorar sobretudo ter alcançado nosso principal objetivo, o resultado esportivo de ultrapassar 200 medalhas. É a realização de um sonho. Foi um grande feito superar o resultado de Lima. Sabíamos da dificuldade que seria ultrapassar aquelas medalhas, mas conseguimos. Vibrei com a conquista de cada um dos atletas, me emocionei com muitas delas”, disse o diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil, Rogério Sampaio.
Encerramento
A cerimônia de encerramento do Pan foi realizada no estádio Bicentenário, em La Florida. O evento contou com apresentações culturais, desfile das delegações, premiações, discursos de agradecimento de autoridades locais, do Comitê Olímpico Internacional, da PanAm Sports, além do apagamento da pira pan-americana.
A ginasta Nicole Pircio foi a porta-bandeira da delegação brasileira ao lado do mesa-tenista Hugo Calderano. Nicole ganhou ouro na ginástica rítmica no conjunto, na final de 5 arcos e série mista (maças e fitas). Calderano ganhou dois ouros, chegando ao inédito tricampeonato individual na modalidade e liderou a equipe masculina à conquista do último ouro do Brasil, neste domingo.
A cerimônia contou também com referências à cidade colombiana de Barranquilla, próxima sede da competição. O anúncio foi feito no último dia 26 pelo presidente da Panam Sports, Neven Illic, responsável pela organização dos Jogos Pan-Americanos. A próxima edição do Pan será em 2027.