Lionel Messi é o recordista do prêmio Bola de Ouro. Em noite de gala nesta segunda-feira (30) em Paris, França, o craque argentino foi eleito pela 8ª vez o melhor jogador do mundo. Messi se tornou o maior vencedor do prêmio, superando o Rei Pelé, que tinha 7 Bolas de Ouro.
O argentino também se tornou o primeiro atleta a receber a premiação sem estar em um time europeu. Isso porque logo após conquistar a Copa do Catar, ele foi contratado pelo Inter de Miami, dos Estados Unidos.
No discurso de agradecimento, Messi fez uma homenagem a outro grande craque, Maradona, que se estivesse vivo, teria completado 63 anos neste 30 de outubro. O melhor do mundo também elogiou seus possíveis sucessores, o norueguês Haaland e o francês Mbappé, que, respectivamente, ficaram com o 2º e 3º lugar da premiação.
O único brasileiro na lista foi Vini Junior, que aparece no 6º lugar. O atacante do Real Madrid e da seleção Brasileira, no entanto, conquistou o Prêmio Sócrates pelo trabalho do Instituto Vini Jr, projeto social criado pelo próprio atleta, em 2020, que tem como proposta usar o futebol para inovar no processo de ensino de crianças e jovens, em colaboração com escolas públicas, e também capacitar professores em práticas pedagógicas antirracistas.
Entre as mulheres, a Bola de Ouro foi para a espanhola Aitana Bonmatí. Nessa temporada 2022/2023, ela conquistou o Campeonato Espanhol, a Champions League e a Supercopa pelo Barcelona. E foi campeã do mundo pela seleção da Espanha.