17 de dezembro de 2024
Imagem meramente ilustrativa: Pixabay

Imagem meramente ilustrativa: Pixabay

O Brasil poderá acompanhar neste sábado (14) o eclipse anular do sol. Esse fenômeno astronômico ocorre quando a lua se alinha entre a Terra e o Sol, dando a impressão de um “círculo de fogo” no céu. A Nasa transmite o fenômeno ao vivo, a partir das 11h (horário de Brasília).

Nas regiões Norte e Nordeste a visualização deverá ser completa. No restante do país, o fenômeno será parcial; quem olhar para o céu verá o sol cortado pela Lua. Tudo depende das condições climáticas.

Horário
O eclipse começa na parte da manhã e será observado primeiro na costa oeste dos Estados Unidos. O Brasil será o último país a assistir ao fenômeno astronômico, no período da tarde, que deve ter uma duração de duas horas. O ponto máximo terá cerca de cinco minutos. Na página Time and Date é possível consultar o horário na sua cidade.

Dicas e cuidados
Para não perder a chance de ver este evento é preciso observar alguns cuidados, já que um outro um eclipse anular nesta parte do mundo só em 2046, de acordo com a Nasa.

Para uma observação segura, nunca olhe diretamente para o Sol. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização, filtro especial ou olhando para o reflexo do sol. Nada de usar placas de raio-x, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos para não prejudicar os seus olhos.