
Imagem: Reprodução / Redes Sociais
A húngara Katalin Kariko e o norte-americano Drew Weissman acabaram de ganhar o Prêmio Nobel de Medicina de 2023! Eles foram premiados por causa das pesquisas que ajudaram a criar as primeiras vacinas de mRNA contra a Covid-19, aquelas da Pfizer e da Moderna.
O júri disse que o trabalho deles foi fundamental para conseguirmos desenvolver essas vacinas tão rapidamente durante a pandemia.
Katalin Kariko é professora na Universidade de Sagan, na Hungria, e também na Universidade da Pensilvânia. Drew Weissman trabalhou com ela na Universidade da Pensilvânia.
Eles vão receber o prêmio, que inclui um diploma, uma medalha de ouro e um cheque de US$ 1 milhão, em uma cerimônia em Estocolmo no dia 10 de dezembro, que é o aniversário da morte de Alfred Nobel, o cara que criou os prêmios.
Outros cientistas também estavam na lista de favoritos para ganhar o prêmio, como Kevan Shokat, que descobriu como bloquear um gene que causa câncer, e Stanislas Leibler e Michael Elowitz, que trabalharam com circuitos genéticos sintéticos, abrindo portas para a biologia sintética, onde os cientistas podem modificar organismos para dar a eles novas habilidades.
Ano passado, o Prêmio Nobel de Medicina foi para Svante Paabo, um cientista sueco que descobriu coisas importantes sobre a evolução humana e como nosso sistema imunológico funciona, especialmente em relação à COVID-19.
Ainda teremos outros prêmios Nobel anunciados esta semana, como o de física, química, literatura, paz e economia. Fique ligado!