17 de dezembro de 2024
Imagem meramente ilustrativa: Pixabay

Imagem meramente ilustrativa: Pixabay.

Um homem, identificado como Rui Jiang, de 35 anos e residente em Falls Church, próximo a Arlington, no Texas (EUA), foi preso após levar uma arma carregada e facas para um culto na igreja da Virgínia no domingo (24). A prisão ocorreu após a polícia iniciar uma investigação em vários estados devido a “ameaças vagas” postadas por ele no Instagram.

O Departamento de Polícia do Príncipe William acusou Jiang de fazer ameaças de danos corporais e portar uma arma perigosa em um local de culto religioso. A ação policial foi desencadeada por um alerta recebido pouco depois das 10h, relativo a uma possível ameaça de violência na Park Valley Church, situada em Haymarket, a cerca de 40 quilômetros de Falls Church, no sentido sudoeste.

A origem desse alerta veio de fora do estado, quando a polícia do condado de Anne Arundel, em Maryland, recebeu um relatório de um morador em Laurel. Esse morador relatou ter visto postagens “suspeitas e preocupantes” no perfil do suspeito no Instagram. Não ficou claro como o morador de Maryland encontrou essas postagens ou se tinha alguma ligação prévia com o suspeito.

A polícia do condado de Prince William revelou que as postagens continham ameaças vagas de violência, incluindo imagens que foram posteriormente identificadas como sendo da Park Valley Church. As autoridades conseguiram rastrear rapidamente um possível endereço de Rui Jiang em Falls Church, levando a polícia do condado de Fairfax a enviar agentes para a sua residência, porém, ele não estava lá.

Enquanto a investigação estava em andamento, a polícia do condado de Prince William foi alertada sobre a situação e imediatamente enviou oficiais para a Igreja Park Valley.