17 de dezembro de 2024
Imagem meramente ilustrativa: Pixabay

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Um alerta neste Setembro Amarelo, o número de suicídios chega a 700 mil por ano em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. O problema representa também a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Isso talvez ocorra porque eles passam muito tempo nas redes sociais.

Um estudo realizado pela Royal Society for Public Health, no Reino Unido, o #StatusOfMind, sugere que pessoas que ficam mais de duas horas por dia em aplicativos como Facebook, Twitter, Tiktok ou Instagram, são mais vulneráveis a problemas de saúde mental como a ansiedade e a depressão, sofrimentos psicológicos que podem levar ao suicídio.

Já o relatório da Comscore, ‘Tendências Digitais 2023’, mostrou que o Brasil ocupa atualmente o terceiro lugar dos países que passam mais tempo nas redes sociais, atrás somente da Indonésia e Índia, que ocupam o segundo e primeiro lugar, respectivamente.

Ao todo o brasileiro passa em média 46 horas por mês só em redes sociais. O tempo online total do brasileiro, segundo a NordVPN, pode chegar até a 91 horas semanais.

A recomendação para quem não consegue controlar o seu tempo nas redes é para que procure um psicólogo, antes que o problema se torne algo mais sério.

Setembro Amarelo
A campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, teve início no Brasil em 2015. Durante este mês alguns locais como o Cristo Redentor e o Congresso Nacional são iluminados com a cor amarela.

Mas o Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.

Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles havia a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.

Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.

Peça ajuda

Este ano, o Centro de Valorização da Vida adotou o tema “Acolher é cuidar”, para o Setembro Amarelo. O objetivo é mostrar o incansável trabalho da organização para conscientizar a população que “prevenir é possível e que todos podem contribuir”. A campanha defende que “Cuidar de si e das pessoas ao nosso redor pode ajudar a lidar com nossas emoções.”
E se você precisar de ajuda, ligue para o CVV: 188.