7 de abril de 2025
Marroquino faz prece islâmica enquanto espera por ajuda / Reprodução Redes Sociais

Marroquino faz prece islâmica enquanto espera por ajuda / Reprodução Redes Sociais

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) lançou um apelo de emergência para 100 milhões de francos suíços (o equivalente a cerca de 553 milhões de reais) para aumentar ainda mais os esforços de socorro do Crescente Vermelho marroquino.

Mais de três dias após o terremoto atingir o Marrocos, a ajuda está chegando a locais mais remotos, mas as condições são desafiadoras. Desde o desastre ocorrido na noite de sexta-feira (08), equipes do Crescente Vermelho marroquino têm trabalhado com as autoridades marroquinas. Eles estão apoiando as operações de busca e resgate, fornecendo primeiros socorros e apoio psicossocial, ajudando a transportar os feridos para hospitais e evacuando pessoas de edifícios danificados, além de fornecer comida e água.

O apelo de emergência servirá para apoiar o trabalho do Crescente Vermelho marroquino tanto nas necessidades mais prementes quanto nas soluções temporárias de médio prazo. Estes incluem saúde, água limpa, saneamento e higiene, abrigo, itens de socorro e necessidades básicas (alimentos, utensílios domésticos), meios de subsistência, proteção e envolvimento comunitário.

O secretário-geral da FICV, Jagan Chapagain, disse
“A FICV está lançando este apelo para aproveitar a boa vontade demonstrada por muitos para com o povo de Marrocos. As necessidades no terreno são grandes e só vão crescer nos próximos dias e semanas.

Pedimos aos parceiros e doadores que continuem a mostrar solidariedade para com o povo de Marrocos e que ajudem a aumentar o nosso apoio colectivo às comunidades atingidas pelo terramoto. Esta resposta de emergência é uma maratona, não um sprint: as pessoas afetadas pelo terremoto precisarão de apoio nas próximas semanas e meses. Teremos de os apoiar não só agora, mas no futuro. Um terremoto de grande escala precisa de apoio duradouro e sustentável.”

Mais informações
No site da IFRC, você pode encontrar uma página atualizada regularmente sobre a resposta de emergência.

Vítimas
O número de mortos em decorrência do forte terremoto que atingiu o Marrocos no último dia 8 de setembro ultrapassou a marca de 2,9 mil, informou o balanço divulgado pelo Ministério do Interior do país nesta terça-feira (12).

De acordo com o boletim, o tremor de magnitude 7.0 na escala Richter provocou a morte de 2.901 pessoas e deixou ao menos 5.530 feridos. Ao todo, 1.643 cidadãos perderam a vida somente na província de Al Haouz.