Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados, por volta das 8h30, ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.
Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.
De acordo com a ONS, 6 mil MW já foram recompostos desde que o serviço foi iniciado, às 9h16, e as causas da interrupção continuam sendo apuradas.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.
Rio de Janeiro
O Centro de Operações Rio recebeu relatos de falta de energia em sinais de trânsito em alguns bairros, como o Méier e o Lins, na Zona Norte da capital. A Supervia e o Metrô Rio disseram que o sistema de transporte não foi afetado.
As concessionárias de energia Light e Enel afirmaram que a situação foi normalizada ainda pela manha. Nas redes sociais, consumidores aproveitaram para reclamar de problemas antigos de falta de energia. Há relatos de famílias sem luz desde o último sábado (12), quando o Rio de Janeiro foi atingido por um forte vendaval.