7 de abril de 2025

A Caridade Católica do Havaí, na diocese de Honolulu, pediu doações para levar ajuda às milhares de vítimas dos incêndios florestais que assolam a ilha de Maui, que dizimaram uma cidade inteira e levaram as pessoas a buscar refúgio no oceano. Pelo menos 55 pessoas já morreram.

Relatos de notícias disseram que incêndios florestais também estavam afetando a Ilha Grande (oficialmente chamada de Havaí) e, no meio da tarde do horário leste de 10 de agosto, as equipes continuavam a combater o que as autoridades disseram ser um total de três incêndios.

As autoridades do condado de Maui confirmaram na noite de 10 de agosto, o número de mortos subiu para pelo menos 55, de acordo com o governador do Havaí, Josh Green. Cerca de 11.000 outras pessoas foram evacuadas enquanto incêndios florestais queimavam a cidade histórica de Lahaina “até o chão”, como relataram vários meios de comunicação. Mais de 271 estruturas foram danificadas ou destruídas.

Outras comunidades de Maui afetadas pelos incêndios incluem a área de Kihei e comunidades do interior conhecidas como Upcountry.

As chamas em Maui começaram na noite de 8 de agosto. O Serviço Nacional de Meteorologia disse que os fortes ventos do furacão Dora, que passa centenas de quilômetros a sudoeste das ilhas havaianas, são parcialmente culpados por alimentar os incêndios, embora as autoridades ainda não tenham identificado o que causou os incêndios.

De acordo com o Serviço Nacional de Parques, Lahaina tem um profundo significado cultural para os havaianos, já que o distrito “já foi a capital do Reino Havaiano”. O Distrito Histórico de Lahaina, que abrangia o centro de Lahaina, a Front Street e suas proximidades, foi designado um Marco Histórico Nacional em 1962, de acordo com o site do serviço do parque.

Durante uma visita em 10 de agosto a um centro médico de Assuntos de Veteranos em Salt Lake City, o presidente Joe Biden emitiu uma declaração federal de desastre para Maui e a Ilha Grande, ordenando que “todos os recursos federais disponíveis nas ilhas ajudem na resposta”.

Em seu comunicado, Biden disse que ele e a primeira-dama, Jill Biden, enviaram suas “mais profundas condolências às famílias daqueles que perderam entes queridos nos incêndios florestais em Maui, e nossas orações estão com aqueles que viram suas casas, empresas e comunidades destruídas”.

“Somos gratos aos bravos bombeiros e socorristas que continuam correndo em direção ao perigo, colocando-se em perigo para salvar vidas”.

 

*Imagem: Reprodução / Redes Sociais