17 de dezembro de 2024
Imagem meramente ilustrativa: Pixabay

Imagem meramente ilustrativa: Pixabay

Um dos papéis fundamentais na vida familiar é a figura paterna. Isso aprendemos e confessamos por meio de nossa cosmovisão cristã reformada. Na Bíblia, encontramos diversos exemplos de pais que produziram impactos significativos, profundos em suas famílias e comunidades, nos revelando princípios e lições valiosíssimas para hoje.

O papel do pai transcende a mera responsabilidade ou naturalidade biológica de gerar uma criança, passando pelo universo muito mais amplo de proteção e provisão para sua família, chegando ao campo do ensino, instrução de acordo com as Escrituras Sagradas. Podemos observar isso por meio da vida de Abraão, considerado o pai da fé.

Como pai exemplar para seus filhos, Abraão foi um homem de fé inabalável. Em Gênesis 18:19, encontramos o próprio Pai Celeste dizendo: “Porque eu o escolhi, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo”. Nessa passagem, percebemos que Abraão recebeu uma orientação divina, não apenas para ser um pai fervoroso, que manifestaria cuidados especiais para com seus filhos, mas também para instruir, ou seja, ensinar e conduzir seus filhos no caminho do Senhor.

Ser pai é também guiar e instruir seus filhos, por um reto, estreito e único caminho revelado em Jesus, estimulando-os a práticas de justiça e de correto juízo. É ser o guardião que protege e cuida da saúde física, mas também emocional e espiritual de sua família, isso pelo exemplo de Cristo. Essa importante responsabilidade, como exemplo e educador, envolve a transmissão de princípios e valores eternos, que auxiliarão no desenvolvimento integral dos seus filhos.

Neste mundo repleto de consequências pela rebelião contra o Pai Celeste, cada pai terrestre tem sua própria jornada e desafios individuais no exercício desta primorosa missão que lhes fora conferida. Nem todos têm, ou terão, a experiência de serem pais biológicos, contudo, podem desempenhar um papel significativo quando assumem o cuidado de seu semelhante que carece dessa graça. Pela verdade eterna somos convocados, encorajados a abraçar essa responsabilidade com diligência e amor, sempre buscando seguir os princípios estabelecidos por Deus para guiar nossos filhos.

Há despeito de nossas fragilidades no exercício desta missão, um bom e primário procedimento a ser evidenciado é o reconhecimento pessoal de seus próprios erros, falhas, pequenez, buscando o perdão, sendo exemplos vivos de humildade, dependência e confiança em Deus para então colhermos pela fé, por meio dessa Graça divina, o testemunho de filhos que crescem em conhecimento e graça diante de Deus e dos homens.

Liderar pelo exemplo é papel fundamental de um pai na formação dos filhos. Um exemplo de caráter, humildade, fé, sabedoria, comunicação e amor, incentivando-os a trilhar um caminho virtuoso e a desenvolver um relacionamento íntimo com Deus. Cremos e afirmamos, segundo nossa confessionalidade, que esse é um papel indiscutivelmente relevante na construção de uma família sólida e de uma sociedade mais equilibrada e justa.

Pais devem demonstrar amor incondicional, ouvir atentamente e se comunicar de maneira aberta e amorosa com seus filhos. Em Deuteronômio 6:6-7, Moisés instrui os pais dizendo: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”. Aqui aprendemos a importância de transmitir os ensinamentos de Deus aos filhos e de discutir com eles em diferentes momentos do dia a respeito disso. Somos ensinados a ter uma comunicação constante e amorosa com nossos filhos, compartilhando a Palavra de Deus e os orientando em seus caminhos.

Todo pai necessita de fortalecimento e orientação divina para enfrentar os desafios que surgem ao longo da jornada parental. É justamente nesse contexto que a oração (conversa com o Pai Celeste) se torna uma ferramenta poderosa, permitindo que o pai busque e encontre direções, respostas, força necessária para desempenhar bem o seu papel. Uma boa dica então é: abrace a oração como um meio de fortalecimento, direção, confie no poder de Deus para transformar vidas e edificar uma família sólida e abençoada.

Sobre os Colégios Presbiterianos Mackenzie

Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos, hoje, pela qualidade no ensino e educação que oferecem aos seus alunos, enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870, por George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (em Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica – Educação Infantil (Maternal, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio, procura o desenvolvimento das habilidades integrais do aluno e a formação de valores e da consciência crítica, despertando o compromisso com a sociedade e formando um indivíduo capaz de servir ao próximo e à comunidade. No percurso da história, o Mackenzie se tornou reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das renomadas instituições de ensino que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País.

Autor:

Esdras Emerson de Souza
Capelão do Colégio Presbiteriano Mackenzie – Palmas