6 de abril de 2025

O Brasil perdeu nesta segunda-feira (07) uma de seus maiores ícones da dramaturgia. A atriz Aracy Balabanian morreu aos 83 anos após uma dura batalha contra problemas decorrentes de um câncer no pulmão.

De acordo com a Rede Globo, emissora na qual ela atuou durante 50 anos, Aracy estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Carreira
Filha de imigrantes e natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy se interessou pelo teatro ainda criança, quando morava em São Paulo e foi levada pelas irmãs para assistir uma peça de Carlo Goldoni com a companhia de Maria Della Costa.

Descendente de armênios, a artista não teve aceitação de seu pai quando decidiu seguir o caminho da arte. Em entrevista ao Conversa com Bial, em 2022, Aracy contou que ficou 10 anos nesse “entrevero” com ele.

Aracy Balabanian se formou na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP) e estreou na televisão em 1965, protagonizando Antígona, de Sófocles, numa versão teleteatral pioneira da TV Tupi. Anteriormente, ela já havia se destacado pela atuação nos palcos com o grupo Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC.

Entre os projetos que integrou, destacam-se títulos como O Casarão (1976), Coração alado (1980), Vila Sésamo (1972) e Locomotivas (1986). Mas foram as personagens Dona Armênia, na novela Rainha da Sucata (1990) e a Cassandra, no dominical Sai de Baixo (1996-2002) que mais marcaram sua carreira. Ela ainda atuou em A Próxima Vítima (1995), Saramandaia (2013), Geração Brasil (2017) e Sol Nascente (2016), entre outros trabalhos.

Família
Aracy Balabanian, não se casou tampouco teve filhos. Certa vez, em entrevista à Revista Quem, ela disse que seus 13 sobrinhos, 12 sobrinhos-netos e bisnetos, além da afilhada Antônia Sampaio, eram o bastante.

No entanto, Aracy chegou a engravidar duas vezes. Em ambos os casos, optou pelo aborto. Este relato está em sua biografia, intitulada “Nunca Fui Anjo”.

Adeus
O velório da atriz Aracy Balabanian será realizado nesta terça-feira (08) em um teatro no Rio de Janeiro. A família ainda está definindo o local exato. A cerimônia será aberta ao público. O corpo da atriz será cremado e a cerimônia será restrita à família e amigos.

 

*Foto: Reprodução / Twitter