A empresa OceanGate acredita que as cinco pessoas a bordo do submarino Titan, desaparecido há 5 dias, estejam mortas.
“Agora acreditamos que nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente foram perdidos”, disse um comunicado da OceanGate.
“Esses homens eram verdadeiros exploradores que compartilhavam um espírito distinto de aventura e uma profunda paixão por explorar e proteger os oceanos do mundo.
Em entrevista coletiva minutos depois, o contra-almirante John Mauger – que lidera as buscas – confirmou que um veículo operado remotamente havia descoberto o cone de cauda do submarino desaparecido, a aproximadamente 1.600 pés da proa do Titanic no fundo do mar.
Destroços adicionais foram encontrados nas proximidades, com Mauger acrescentando: “Em consulta com especialistas de dentro do comando unificado, os destroços são consistentes com a perda catastrófica da câmara de pressão.
Cinco dias se passaram desde que os passageiros do Titan embarcaram em um mergulho de duas horas para ver os destroços do Titanic – e equipes de vários países vasculharam milhares de quilômetros quadrados à procura da embarcação do tamanho de uma minivan.
Encontrar o submersível desaparecido em um ambiente totalmente escuro foi comparado à descoberta de uma agulha em um palheiro – e, de acordo com especialistas, mesmo veículos especializados no fundo do mar só podem ver por uma questão de metros.
Foto: Reprodução / OceanGate