O lançamento de um tênis de quatro rodas é a grande sensação do momento nos Estados Unidos. Cada par custa US$ 1.400. A novidade foi lançada pela startup Shift Robotics, de olho cada vez mais no mercado corporativo. Os sapatos “Moonwalker” da empresa têm o potencial de ajudar as pessoas a andar de forma mais inteligente, algo muito útil para as milhares de pessoas que trabalham em armazéns fazendo contínuas caminhadas.
Os Moonwalkers são muito focados na mobilidade, embora seja divertidos como um patins. Eles são capazes de percorrer até sete quilômetros por hora – ou aproximadamente 2,5 vezes a marcha humana padrão.
Apesar do nome, os Moonwalkers são bastante pesados, com quatro quilos. Isso leva algum tempo para se acostumar. Provavelmente seus músculos ficarão um pouco doloridos após o primeiro dia. O peso se deve aos trens de força e à bateria — a Shift diz que você deve obter um alcance de cerca de 10 quilômetros com uma carga, embora haja várias variáveis diferentes, incluindo inclinação.
Os próprios sapatos também demoram a se acostumar. Você deixa seus sapatos ligados, ajustando as alças Velcro sobre eles. As rodas permanecem travadas no lugar até que você dê ao sapato direito um pivô de salto, tornando a luz branca na lateral verde. A partir daí, a operação é um pouco como patinação, apenas os próprios sapatos estão fazendo a maior parte do trabalho pesado.
Há quatro grupos motorizados de duas rodas e um par de rodas não motorizadas na frente. O pensamento por trás deste último é que a bola do pé é usada para ativar o movimento das rodas – semelhante aos patins/lâminas – de modo que motorizá-los poderia representar um perigo potencial. As rodas em si são feitas de poliuretano.
Fabricante
A Shift foi fundada em 2018 por Xunjie Zhang, que voltou a estudar mecatrônica na CMU após quatro anos na Rolls-Royce. Ele tentava chegar ao trabalho e frequentemente se atrasava. “Então pensou: ‘Ok, vou comprar uma scooter, para não ter que procurar vagas de estacionamento. Mas aí pensou que poderia ser atropelado por um carro. E decidiu que precisava usar a calçada, no entanto, caminhar era muito lento para ele. Essa é a gênese da ideia.”
Após anos de desenvolvimento do que se tornaria os Moonwalkers, a empresa lançou um Kickstarter em outubro passado. Sem equipe de marketing para falar, a Shift ainda conseguiu ter um sucesso viral em suas mãos, atingindo sua meta de US$ 95.000 em menos de dois dias. As coisas desaceleraram um pouco a partir daí, mas a empresa conseguiu arrecadar US$ 329 mil até o final da campanha.