
Repórteres do mundo inteiro permanecem de plantão no hospital Gemelli, onde o Papa Francisco segue internado, após passar por uma cirurgia no abdômen. No sábado (10), o cirurgião-chefe Sergio Alfieri disse que o pontífice concordou com os médicos em permanecer lá pelo menos durante toda esta semana. O líder católico, de 86 anos, se recupera bem, mas não foi autorizado a dar uma bênção de domingo da varanda da unidade de saúde.
Os médicos consideram que ainda é cedo para o Papa passar por “momentos de tensão”, uma vez que faz apenas três dias que ele passou por uma cirurgia.
“Cada vez que ele sai da cama e se senta em uma poltrona coloca estresse nas paredes abdominais”, disseram os médicos.
Na quarta-feira (07), Francisco foi submetido a uma operação de três horas para reparar uma hérnia abdominal. Uma prótese de malha foi inserida na parede abdominal para ajudá-la a cicatrizar e os médicos querem que ela se estabeleça e se fixe corretamente para evitar outra operação.
O Vaticano disse que os resultados dos exames de sangue foram bons e as radiografias de tórax não mostraram problemas.
O Papa tem viagens a Portugal de 2 a 6 de agosto para a Jornada Mundial da Juventude e para visitar o Santuário de Fátima, e à Mongólia de 31 de agosto a 4 de setembro, um dos lugares mais remotos de toda sua agenda.
O Papa tradicionalmente tira todo o mês de julho, com as bênçãos dominicais sendo sua única aparição pública, então ele terá o mês inteiro para descansar antes da viagem a Portugal.
Foto: Pixabay