7 de abril de 2025

O sérvio Novak Djokovic (36) superou norueguês Casper Ruud (24) neste domingo (11) no torneio de tênis de Roland Garros, alcançando um recorde de 23º títulos de um Grand Slam.

Depois de um início apressado, Ruud não conseguiu entrar nessa pequena lista e travar a ascensão do indomável jogador de 36 anos.

O triunfo de Djokovic por 7-6(1), 6-2 e 7-5 fez dele o primeiro homem da história a garantir pelo menos três títulos em cada um dos quatro majors.

O sérvio empata com Serena Williams e pode igualar a marca de Margaret Court com um oitavo título de Wimbledon no próximo mês.

“Estou muito feliz por estar aqui neste momento muito específico da minha carreira”, disse Djokovic em quadra.

“Não é por acaso ganhar o meu 23.º Grand Slam aqui em Paris. Este torneio sempre foi o mais difícil para mim, então estou muito emocionado agora.

“Isso significa muito. Experimentei muitas emoções nesta quadra e estou muito orgulhoso e honrado em compartilhá-las nesta quadra especial.”

A vitória afasta Djokovic de seu maior rival, Rafael Nadal, e o devolve ao topo do tênis mundial. O sérvio, que parou nas quartas no ano passado, vai aos 7595 pontos com os 2000 mil somados (360 descartados) deixando o espanhol Carlos Alcaraz na segunda posição com 7175 e o russo Daniil Medvedev em terceiro com 6100. Casper Ruud se mantém como o quarto colocado com 4960.

Onze desses troféus de Grand Slam vieram na casa dos 30 anos, nenhum outro jogador conseguiu triunfar mais do que Djokovic nessa faixa etária.

Com apenas 22 anos, a polonesa Iga Swiatek superou no sábado (10) Karolina Muchova em um emocionante triunfo por 6/2, 5/7 e 6/4 na quadra Philippe-Chatrier. A número 1 do tênis feminino expressou a satisfação que sentiu ao realizar mais uma temporada memorável e bem-sucedida em quadras de saibro.

Foto: Reprodução Twitter Djokovic