Pela primeira vez em quase duas décadas, os principais finalistas de uma competição internacional de Quiz Bíblico entre adolescentes judeus de todo o mundo foram duas adolescentes de Israel. A vencedora foi Emuna Cohen, uma jovem de 17 anos que vive na parte norte do deserto de Neguev. Neta Lax levou para casa o segundo lugar. Ela frequenta a escola em Samaria (também conhecida como Cisjordânia).
“Nosso antepassado Abraão, aos 75 anos, deixou Harã e, seguindo o mandamento [de Deus] ‘Ide em frente'”, chegou à terra de Israel. Desses 75 a esses 75 a 75 anos de independência do Estado de Israel”, disse Netanyahu. “Todos nós, todas as tribos
da nação, estamos fazendo essa jornada juntos.”
No ano passado (a primeira vez que a competição foi realizada desde a Covid-19), dois meninos israelenses dividiram o prêmio principal (outro evento raro). Mas esta foi a primeira vez, em 17 anos, que duas meninas de Israel estiveram no topo da competição.
A disputa foi criada pela mãe do presidente de Israel, Isaac Herzog, Aura Herzog, em 1958. O objetivo é fazer com que crianças judias de todo o mundo se reconectem com suas raízes bíblicas e longa história. A competição anual é realizada em Jerusalém no Dia da Independência de Israel, 14 de maio. Este ano marcou o 75 º aniversário de Israel.
*Imagem meramente ilustrativa: Pixabay