
A cerimônia de coroação do rei Charles III, de 74 anos, foi realizada neste sábado, 6 de maio, quando todos os olhos se voltaram naturalmente voltados para a família real. Com toda sua grandiosidade, muitos estão se perguntando quanto custou a coroação de Charles e quem está pagando exatamente por isso.
É preço
De acordo com a imprensa britânica, a coroação teve um custo de cerca de 100 milhões de libras, o equivalente a mais de 625 milhões de reais.
De acordo com a Euronews., quando a falecida rainha Elizabeth II foi coroada, foram gastos 5,1953 milhões de libras, o que equivale a 56 milhões de euros em dinheiro de hoje. Na época, cerca de 8.000 pessoas compareceram à cerimônia, enquanto agora o rei Charles teria solicitado um evento mais enxuto com uma lista menor de convidados. Mas não foi o que imagens de TV do mundo inteiro exibiram.
Quem paga pelo Grande Evento?
De acordo com relatos da mídia britânica, como a luxuosa coroação é um evento estatal, o governo do Reino Unido arcou com grande parte das despesas. Um relatório menciona que o evento será custeado pelo contribuinte – aparas e armadilhas incluídas.
No entanto, a BBC sugere que parte do financiamento para a coroação do rei Charles também vem da Bolsa Privada, que é a renda privada da família real. Isso supostamente vem principalmente do Ducado de Lancaster.
O referido relatório da Euronews. também explica que grande parte das despesas da Família Real são cobertas por um pagamento anual do contribuinte chamado “Sovereign Grant”. Esse financiamento do Grant supostamente vem de uma porcentagem dos lucros da receita do Crown Estate.
Festa
Neste domingo pós-coroação, milhares de fãs da realeza lotaram os jardins do Castelo de Windsor para assistir a um show repleto de estrelas da música internacional.
Nomes conhecidos que apareceram no palco incluem Lionel Richie, Katy Perry, Olly Murs, Take That, Nicole Scherzinger e a lenda da ópera italiana Andrea Bocelli.
O público de 20.000 pessoas também pôde acompanhar um coro de enfermeiros, médicos e outros trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, do Royal Ballet, da Royal Shakespeare Company e da Royal Opera, entre outros.
*Imagem: Reprodução Twitter