
Tori Bowie, velocista e saltadora norte-americana que conquistou três medalhas olímpicas e dois títulos mundiais na modalidade, morreu aos 32 anos, de acordo com uma reportagem do The Guardian.
Bowie foi encontrada morta em sua casa em Orlando, na Flórida, depois que o gabinete do xerife relatou ter ido ao local “para uma verificação de bem-estar de uma mulher de 30 anos que não era vista ou ouvida há vários dias”. O departamento declarou ainda que a morte de Bowie não estava sendo investigada como suspeita.
A agência Icon Management, que cuidava da carreira de Tori, disse no Instagram: “Estamos devastados em compartilhar a notícia muito triste de que Tori Bowie faleceu. Perdemos uma cliente, querida amiga, filha e irmã. Tori foi campeã… um farol de luz que brilhava tanto! Estamos realmente com o coração partido e nossas orações estão com a família, amigos e todos que a amavam. À medida que a história continua a se desenvolver, pedimos que respeitem nossa privacidade.”
O presidente do COI, Thomas Bach, disse em um tuíte: “Chocado e profundamente triste ao saber do súbito falecimento da medalhista de ouro olímpica Tori Bowie. Neste momento de dor, permitam-me expressar minhas sinceras condolências à sua família e amigos. O mundo esportivo perdeu uma verdadeira campeã.”
Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a velocista levou para casa três medalhas – ouro no revezamento 4×100 metros, prata no revezamento 100 metros e bronze na prova de 200 metros. Ela também conquistou a medalha de ouro na prova dos 100 metros e no revezamento 4×100 metros no Campeonato Mundial de 2017. O Campeonato Mundial de Atletismo de 2019, onde ficou em quarto lugar no salto em distância, foi sua mais recente grande competição internacional. Sua última competição oficial foi em junho de 2022.
Bowie nasceu e cresceu no Mississippi. Antes de perceber que tinha um dom para a pista, ela jogou basquete quando jovem. Ela se tornou mais bem-sucedida na faculdade depois de receber uma bolsa de estudos atlética na Universidade do Sul do Mississippi, onde ganhou os títulos nacionais de salto em distância indoor e outdoor em 2011.