5 de abril de 2025

Após protestos e denúncias, a capivara Filó está voltando para seu habitat natural na cidade de Autazes, a 111 km de Manaus, no Amazonas, onde vivia com o influenciador digital Agenor Tupinambá. A deputada estadual Joana Darc contou a novidade durante uma live no Instagram. Ela também exibiu imagens do reencontro.

Para conseguir a liberação da Filó, a parlamentar e sua equipe invadiram a área do Ibama e mostrou que, na verdade, o animal estava preso em uma jaula.

“A Filó já está com a gente, já está no carro. Vamos levar ela imediatamente pro avião. Infelizmente, a gente teve a dificuldade, mas conseguiu resolver depois de 4 horas, o que é uma vergonha. A sentença era de cumprimento imediato, mas isso não foi feito”, voltou a denunciar a deputada na saída do Ibama.

Luiza Mell
Durante a repercussão que o caso ganhou nos últimos dias, muitas pessoas acusaram a ativista Luiza Mell de ter denunciado Tupinambá ao Ibama. Ela, no entanto, nega a acusação.

“Eu vim aqui dizer a verdade, porque estou sendo massacrada por uma coisa que eu não fiz. As coisas não aconteceram dessa maneira. Mas acho que não vai adiantar muito, porque as pessoas já estão querendo me crucificar de qualquer jeito. Há pessoas se aproveitando desta história para me dar uma facada nas costas”, iniciou Luiza Mell em um vídeo no Instagram.

Na gravação, Luisa diz ainda que soube do caso da capivara Filó por meio da imprensa e que tentou ajudar o influenciador de alguma forma.

“Agora inventam que eu denunciei. Olha que confusão. E todo mundo dizendo isso como se fosse uma verdade. Não é verdade”, reafirma ela. “Tentei ajudar [o Agenor] de alguma forma. Mas o Ibama estava irredutível”, acrescenta.

Além da perda temporária da guarda da capivara, o influenciador também havia recebido uma multa no valor de R$ 17 mil que foi paga com a ajuda de uma vaquinha virtual.

 

*Imagem: Reprodução Redes Sociais