7 de abril de 2025

Duas pessoas morreram e 12 ficaram feridas em um incêndio aparentemente provocado quando um garçom serviu uma pizza flambada em um restaurante de Madri, na Espanha. As chamas do alimento teriam atingido decorações acidentalmente, disseram autoridades neste sábado (22).

Duas pessoas atendidas pelos serviços de emergência morreram, uma delas um funcionário do restaurante, a outra um cliente, disse o prefeito da cidade, José Luis Martinez Almeida.

Outras 12 foram tratadas por queimaduras e ferimentos causados por fumaça depois que o incêndio atingiu o restaurante italiano no oeste da capital espanhola na noite de sexta-feira (21), disse ele.

Uma pessoa está em estado crítico no hospital e outras cinco estão gravemente feridas, disse Martinez Almeida a jornalistas do lado de fora do restaurante carbonizado.

Ele disse que o fogo parecia ter sido provocado quando um garçom flambou uma pizza e as chamas atingiram flores de plástico que decoravam o teto e as colunas do estabelecimento, que no momento tinha cerca de 30 clientes e funcionários.

Testemunhas disseram ao jornal El País que o garçom derramou álcool sobre o prato e o incendiou, uma técnica francesa conhecida como flamba. Isso geralmente é feito à mesa com efeito dramático e para dar ao prato um sabor esfumaçado.

O garçom “tinha o prato em chamas em uma mão e o maçarico na outra. Ele passou por uma coluna com plantas ao redor dela e em questão de segundos queimou tudo”, disse ao jornal uma cozinheira, que se identificou apenas como Rute.

Os bombeiros conseguiram chegar rapidamente, já que sua estação ficava próxima ao restaurante, disse o prefeito.

“Foi muita sorte”, disse ele. “O incêndio foi apagado em menos de 10 minutos depois que o alarme foi disparado”, explicou.

“Se tivessem levado mais quatro ou cinco minutos, teria havido mais vítimas por causa das chamas e da fumaça”, disse o prefeito.

A polícia iniciou uma investigação sobre o incidente.

Foto meramente ilustrativa: Salvatore Monetti / Pixabay