17 de dezembro de 2024

Se você não pode começar o dia sem uma xícara de café, você está longe de estar sozinho. De acordo com os resultados de uma pesquisa apresentada na reunião anual da National Coffee Association (NCA) em 2018, 64% das pessoas entrevistadas disseram que beberam café nas últimas 24 horas, e 70% dos bebedores de café entrevistados em uma pesquisa da Nestlé disseram que o café os torna uma pessoa melhor.

O café também está ligado a uma série de benefícios incríveis para a saúde. Neste 14 de abril, Dia Mundial do Café, separamos 30 razões para você entender por que beber café é um impulso para todo o seu corpo, não apenas para o seu humor.

1.Pode ajudar a reduzir o risco de doença de Alzheimer

Infelizmente, não há cura para a doença de Alzheimer, o distúrbio que lentamente causa perda de memória e declínio mental. Mas o café pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvê-lo em primeiro lugar. Uma revisão de 2006 de uma pesquisa publicada na Neurology Research descobriu que beber altos níveis de café estava associado a uma redução de até 30% no risco de Alzheimer.

2.Pode ajudar a proteger contra a demência

O café é muito poderoso – especialmente quando se trata de demência. Em um estudo de 2017 publicado na revista Scientific Reports, os pesquisadores encontraram 24 compostos que poderiam impulsionar uma enzima cerebral que protege contra a demência – e a cafeína é um deles.

3.Pode aguçar sua memória

Um dos melhores benefícios do café é sua capacidade de dar um impulso à sua memória. Em um pequeno estudo da Sociedade Radiológica da América do Norte, os pesquisadores descobriram que duas xícaras de café foram capazes de aumentar as habilidades de memória de curto prazo dos participantes por causa do efeito da cafeína na função cerebral superior.

4.Pode dar um impulso ao seu cérebro

Depois de muitas noites longas no escritório, é comum sentir fadiga mental. Se você quiser colocar sua saúde mental de volta nos trilhos para evitar problemas de saúde mais sérios, beba um pouco de café. Uma revisão de 2010 na revista Nutrition descobriu que a cafeína pode ajudar a diminuir a exaustão que você está sentindo, animando seu corpo.

5.Café pode torná-lo mais inteligente

Precisando de um impulso cerebral? Tome um pouco de café. Graças à cafeína em sua caneca, você pode experimentar um aumento no desempenho mental, de acordo com uma revisão de 2016 publicada na Neuroscience & Biobehavioral Reviews. Se você está tentando aprender algo novo ou encontrar uma solução para um problema, beber café fará a diferença.

6.Pode aguçar seu tempo de reação

Sentindo-se um pouco lento ultimamente? Tudo o que pode ser necessário para que seu corpo volte a funcionar em um ritmo normal é um pouco de café. Um estudo de 2005 da Sociedade Radiológica da América do Norte descobriu que não é preciso muito – apenas algumas xícaras – para melhorar seu tempo de reação, tornando-o melhor em tudo, desde perceber algo assustador como fumaça em sua casa até frear para um sinal de parada.

7.Pode ajudar a aliviar a depressão

Se beber uma xícara ou duas de café tende a fazer você se sentir bem mentalmente, há uma razão para isso: um estudo de 2014 publicado no World Journal of Biological Psychiatry descobriu que o café realmente age como um antidepressivo leve, aumentando os neurotransmissores do bem-estar no cérebro. Depois de examinar 44.000 homens e 74.000 mulheres, eles descobriram que algumas xícaras de café até reduziram o risco de suicídio em 50%.

8.Pode melhorar o seu humor

O café não só funciona como um antidepressivo suave em algumas pessoas, mas também ajuda a prevenir mudanças de humor, fazendo com que você se sinta mais feliz em geral. Um estudo de 10 anos de duração, publicado em 2011 no JAMA, descobriu que o café pode ter um sério efeito de aumento do humor em pessoas com depressão.

9.Pode ajudar a melhorar a coordenação

Ser coordenado é uma verdadeira bênção, e se você pudesse usar alguma ajuda nesse departamento, você não está sozinho. Uma revisão de 2010 na revista Nutrition descobriu que a cafeína pode realmente melhorar a coordenação neuromuscular, fazendo com que seu cérebro envie mensagens para os músculos mais rapidamente. Isso ajuda com muitas coisas.

10.Pode reduzir o risco de doença de Parkinson

O Parkinson se desenvolve lentamente ao longo dos anos, causando tremores, movimentos lentos, problemas de fala e outros problemas de saúde – mas beber café pode desempenhar um papel na prevenção: um estudo de 2007 publicado na Movement Disorders descobriu que aqueles que bebiam café todos os dias tinham um risco menor de desenvolver a doença do que os não bebedores.

11.Pode reduzir o risco de esclerose múltipla

Não se sinta mal com aqueles dias em que você bebe um pouco de café demais. Um estudo de 2016 publicado no Journal of NeurologyNeurosurgery and Psychiatry descobriu que beber café em grandes quantidades pode ajudar a reduzir o risco de esclerose múltipla, uma doença que faz com que o sistema imunológico ataque a cobertura protetora dos nervos no cérebro, coluna vertebral e olhos.

E não apenas por um pouco, também: os pesquisadores descobriram que beber mais de quatro xícaras de café pode reduzir seu risco em 31%.

12.Pode ajudar a aliviar uma dor de cabeça

A abstinência de cafeína pode desencadear uma dor de cabeça – e beber uma xícara de café pode ajudar a aliviá-la. Por quê? De acordo com a National Headache Foundation, a cafeína contém propriedades que estreitam os vasos sanguíneos e  restringem o fluxo, o que, por sua vez, ajuda a aliviar a dor latejante que você está experimentando.

Na verdade, quando você adiciona um analgésico real à mistura, você pode aumentar o efeito de alívio da dor em 40%.

13.Pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca

A doença cardíaca – um distúrbio dos vasos sanguíneos que leva a ataques do coração – causa mais de 600.000 mortes nos EUA a cada ano. Felizmente, o café pode ajudar a manter seu ticker saudável. Um estudo de 2017 publicado no Annals of Internal Medicine sugere que beber sua bebida favorita pode até reduzir o risco de morrer da doença.

14.Pode diminuir o risco de acidente vascular cerebral

Derrames são problemas assustadores, e beber café pode ajudar a reduzir o risco de ter um.

Em um estudo de 2017 publicado no Annals of Internal Medicine, os pesquisadores descobriram que aqueles que amam sua bebida diária tinham um risco reduzido de morte por muitas causas, incluindo derrames.

15.Pode reduzir o risco de diabetes

Uma revisão de 2005 publicada no JAMA sugere que aqueles que gostam de beber café todas as manhãs têm um risco muito menor de desenvolver diabetes tipo 2. Então, sirva-se de uma xícara – apenas certifique-se de eliminar o creme e o açúcar.

16.Pode ajudar a reduzir o risco de distúrbios digestivos

No estudo de 2017 acima mencionado de mais de 521.000 pessoas e 10 países publicado no Annals of Internal Medicine, os pesquisadores descobriram que aqueles que bebem café tinham um risco diminuído de morrer de doenças digestivas, o que inclui tudo, desde Crohn até celíacos.

17.Pode reduzir o risco de gota

Se você não sabe o que é gota, espero que você nunca tenha que descobrir por conta própria: é o tipo de artrite dolorosa que surge quando há excesso de ácido úrico na corrente sanguínea. A boa notícia? Um estudo de 2007 publicado em Arthritis and Rheumatology descobriu que o consumo de café a longo prazo pode ajudar a diminuir o risco de gota por causa de sua capacidade de reduzir os níveis de ácido úrico.

18.Pode dar um impulso ao seu fígado

Se você machucou seu fígado por anos de bebida, o café pode ser o super-herói que você esperava. Em uma revisão de 2016 publicada na Alimentary Pharmacology and Therapeutics, os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebiam duas xícaras de café por dia tinham uma chance 44% menor de desenvolver cirrose hepática.

19.Pode reduzir o risco de câncer de fígado

O câncer hepatocelular – que ocorre predominantemente naqueles que têm doença hepática crônica – é a forma mais comum de câncer de fígado, e o café pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvê-lo. Um estudo de 2017 publicado no BMJ Open descobriu que poderia ser possível ver um risco reduzido de 20% bebendo uma xícara de café por dia, uma redução de risco de 35% bebendo duas e uma redução de 50% no risco se você tomar cinco xícaras diárias por causa da capacidade da cafeína de inibir a proliferação de células cancerígenas.

20.Pode reduzir o risco de câncer de cólon

O café é conhecido por ajudar a reduzir o risco de câncer em todo o corpo – de fato, um estudo de 2016 publicado na Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention descobriu que tomar a bebida pode ajudar a reduzir o risco de câncer de cólon em 50%. Então, quanto é necessário para colher os benefícios? Os pesquisadores dizem que uma ou duas xícaras para um risco reduzido de 26% ou mais de 2,5 xícaras para uma redução de risco de 50%.

21.Pode reduzir o risco de câncer de próstata dos homens

De acordo com um estudo de 2011 liderado por pesquisadores da Harvard School of Public Health e publicado no Journal of the National Cancer Institute, beber café regularmente pode reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata porque os compostos encontrados nessa bebida fazem de tudo, desde reduzir a inflamação até regular a insulina. E entenda o seguinte: o café descafeinado também conta!

22.Pode diminuir o risco de melanoma

Claro, o café não vai fazer tanto bem quanto o protetor solar quando se trata de proteger sua pele, mas ainda tem alguns benefícios. Um estudo de 2014 publicado pela Associação Americana de Pesquisa do Câncer descobriu que beber café pode ajudar a reduzir o risco de melanoma, que, de acordo com a American Cancer Society, causa a maioria das mortes relacionadas ao câncer de pele.

23.Pode diminuir o risco de carcinoma basocelular

O café não só ajuda a reduzir o risco de desenvolver melanoma – ele faz o mesmo para o carcinoma basocelular também, que afeta milhões de pessoas todos os anos. Um estudo de 2012 com 113.000 participantes publicado pela Associação Americana de Pesquisa do Câncer descobriu que aqueles que bebiam no mínimo três xícaras de café por dia tinham um risco 20% menor de desenvolver carcinoma basocelular do que aqueles que não o faziam.

24.Pode reduzir o risco de câncer de mama

Em um estudo de 2015 publicado na revista Clinical Cancer Research em pacientes com câncer de mama que haviam sido tratados com a droga tamoxifeno, os pesquisadores descobriram que aqueles que bebiam pelo menos duas xícaras de café todos os dias tinham metade do risco de recorrência em comparação com aqueles que bebiam menos ou não bebiam café.

25.Pode ajudar a prevenir cáries

A escovação não é a única maneira de prevenir cáries. Embora o café seja conhecido por manchar os dentes, também foi encontrado para protegê-los: um estudo de 2009 publicado no Journal of Conservative Dentistry descobriu que beber café pode ajudar a prevenir cáries, mas há um problema – você tem que beber preto. Infelizmente, o café com açúcar não tem muitos benefícios para os dentes – ou para a saúde geral.

26.Pode ajudar a prevenir a doença gengival

Um estudo de 2014 no Journal of Periodontology descobriu que o consumo regular de café também pode beneficiar suas gengivas, ajudando a prevenir a periodontite infecciosa grave – também conhecida como doença gengival – que pode resultar em perda de dentes e outros problemas de saúde.

27.Pode ajudar com a disfunção erétil

Qualquer pessoa que tenha tido problemas na cama pode se beneficiar de começar o dia com café: um estudo de 2015 publicado na revista PLOS One descobriu que homens que bebiam de duas a três xícaras por dia são menos propensos a ter disfunção erétil.

28.Pode aumentar a libido em mulheres

O café não ajuda apenas os homens no quarto – também é ótimo para as mulheres. Um estudo de 2005 publicado na revista Pharmacology Biochemistry and Behavior descobriu que a cafeína pode aumentar o fluxo sanguíneo para os genitais, aumentando a libido – mas apenas para as mulheres que o tomam uma vez por semana, no máximo.

29.Pode ajudar a reduzir a dor crônica

Olhar para um computador o dia todo constantemente faz seu pescoço e ombros doerem? Acontece que o café pode ajudar a reduzir a dor crônica relacionada ao trabalho.

Um estudo de 2012 publicado na BMC Research Notes descobriu que 40% dos participantes que tomaram uma xícara diária de café sentiram dor menos intensa do que aqueles que não bebiam café.

30.Pode ajudá-lo a viver mais tempo

Beber café puro não necessariamente fará você viver mais. Mas os pesquisadores em um estudo de 2017 publicado no Annals of Internal Medicine descobriram que aqueles que bebem café parecem viver mais do que aqueles que não o fazem. De fato, uma xícara por dia foi associada a uma diminuição de 12% no risco de morte, enquanto duas ou três xícaras reduziram o risco de mortalidade de uma pessoa em 18%.

 

Foto: Pixabay