
Após 3 anos sem gravar, o cantor Fernandinho lança na próxima sexta-feira (14), o seu novo álbum: “Único. São 13 canções, a maioria autoral. O pré-lançamento aconteceu na segunda-feira (10), para amigos, convidados e imprensa, na sala de cinema UCI DE LUX – New York City Center, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro/RJ.
No evento, Fernandinho e sua esposa, a cantora Paula Santos, que tem sido uma grande ajudadora também em seus projetos, atenderam a cada um dos presentes e falaram sobre a expectativa desse álbum que traz grandes surpresas.
Quem compareceu ao pré-lançamento pode assistir ao DVD completo, totalmente inspirado na Bíblia e que certamente tocará muitos corações. “Único” apresenta 13 canções, sendo 11 composições de autoria de Fernandinho, a 12ª música do produtor Levi Miranda, e a 13ª canção também do Levi Miranda, agora em parceria com o pastor Jorge Santos (cantor e compositor de Campos/RJ): “Eis Que Estou À Porta”, “Um Dia Em Sua presença”, “Os Que Confiam”, “Moisés”, “Jeová”, “Não Há Outro Como Tu”, “Único”, “A Quem Tenho Eu”, “Brasa Viva”, “Oh Profundidade”, “Estou Procurando”, “Pai Nosso” e “Resiliência”. Fernandinho diz que a Bíblia é a sua maior fonte de inspiração, o que “imprime muita musicalidade e unção às canções”.
O músico explica que os três anos sem gravar canções inéditas marcaram o período da pandemia e que Deus lhe deu a canção “Único” um pouquinho antes. Já a canção “Jeová” foi composta durante a pandemia: “Entrei no estúdio com a intenção de fazer o arranjo para essas duas canções e lançá-las. Contudo, o Espírito Santo começou a me dar muitas canções, então, chegamos a treze. Esses três anos sem compor, mas ouvindo, orando, discernindo e preparando me fizeram lembrar de Abraão quando foi sacrificar seu próprio filho. O texto diz, ‘tendo preparado’. Tudo o que fazemos precisa de um preparo. Isso tem sido a minha vida, estar sempre me preparando para fazer aquilo que Deus quer que eu faça.”
Ele também explicou porque optou por lançar um álbum completo, e não single por single como a grande maioria dos artistas tem feito.
“É direção de Deus, mas não só isso. É o que nós somos. Mais cedo eu falei com um amigo que, quando eu era adolescente, eu passava na livraria e comprava alguns LPs, que hoje muita gente nem sabe o que é (risos). E eu ia para casa e ficava a tarde todo ouvindo aquilo ali. Então, hoje (10) a gente chamou todo mundo para cá (sala de cinema) para que a gente pudesse ouvir e curtir junto. Outro motivo é que uma canção fala um pouco da outra, elas se completam. Por isso que para mim, nesse tempo, não dá para ser um single após outro”, disse Fernandinho.
O nome “Único” para este trabalho não foi uma escolha aleatória, mas, sim, muito consciente e pautada na verdade da Palavra de Deus. Fernandinho explica isso: “Vivemos um tempo em que nos são apresentados tantos caminhos e vários tipos de Jesus, ‘eu penso isso sobre Jesus, eu acho que Deus é assim… Eu acho… Eu acho…’ Sempre colocando o ‘eu’ na frente de Deus, na verdade, de um Deus que elas inventam. Então, o projeto ‘Único’ é a volta ao primeiro amor, voltar à essência, às primeiras obras, ao Evangelho genuíno, puro e simples. É mostrar que Jesus é suficiente em todas as áreas. Ele é o Alfa, a palavra inicial, e o Ômega, a palavra final. Assim tem sido na minha vida. Eu me sinto privilegiado por Deus em desenvolver este projeto.”
A participação da igreja na gravação aconteceu com muita espontaneidade, além de participarem com ele, seus filhos Mariah e Asafe, respectivamente nas canções “Oh Profundidade” e “Não há Outro como Tu”. Sua esposa, Paula Santos, também participou cantando a canção “A Quem Tenho Eu”. Ela está presente em todos os outros trabalhos do cantor. “Paula canta comigo desde sempre, até mesmo antes de nos casarmos, sempre ministra junto. É uma alegria tê-la comigo. Paula é uma ajudadora, uma pessoa cuja presença e palavras sempre trazem a presença de Deus. E é sem tamanho a alegria de ter meus filhos comigo neste trabalho”, Fernandinho declara.
O cantor espera que as pessoas entendam o real significado da vida com Jesus, a verdadeira identidade de Jesus Cristo como Filho de Deus, como único e suficiente Senhor e Salvador de toda a humanidade. Que Ele é “Único” e incomparável.
“A Bíblia diz em Deuteronômio 6.4: ‘Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor’. Essas palavras me saltam aos olhos e ao coração quando as leio. A minha vida é cumprir a missão que me foi dada pelo Senhor. Eu não me dedico a compor o que está na moda ou em alta. Realmente, é algo que vem do Senhor para minha vida, depois de estar sempre buscando o que Ele quer que eu faça. Deus quer nos mostrar que Ele é o Único caminho para a Salvação, a única verdade, a única fonte de alegria e de cura. Podemos tomar remédio, mas se Ele não colocar a mão, não adiantará. Podemos fazer várias coisas, mas se Ele não puser a mão, não seremos felizes. Então, este trabalho quer nos trazer de volta ao primeiro amor, à real presença de Cristo e tudo que ela implica. É um puxão de orelha para que realmente possamos entender como devemos nos comportar no nosso dia a dia. Jesus Cristo, o Cordeiro do Deus Vivo, imaculado, morto pelo meu pecado, pelo nosso pecado, que ressuscitou para nos dar a vida eterna com Ele, ao lado de Deus – Ele é Único!”
*Fotos: César Júnior / Divulgação e Marcia Pinheiro / Fatos In Foco