17 de dezembro de 2024

Um ovo de Páscoa muito especial, maior que três girafas em cima uma da outra, certamente é uma das maiores atrações turísticas no Brasil neste fim de semana.

Em várias culturas e países ao redor do mundo, a arte de pintar e adornar ovos tornou-se uma tradição, simbolizando a alegria e a festividade associadas à Páscoa.

Este ano, a população de Pomerode, em Santa Catarina, levou essa tradição a novos patamares, criando o maior ovo de Páscoa decorado de todos os tempos para seu festival anual.

Em 18 de fevereiro de 2023, a Associação Visite Pomerode revelou o ovo recordista que mede impressionantes 16,72 m de altura e 10,88 m de diâmetro.

Pomerode é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil. A maioria dos seus habitantes são descendentes de imigrantes alemães e são bilíngues em Alemão e Português.

Pomerode também é conhecida por seu festival anual de Páscoa: o “Osterfest”, uma das maiores celebrações de Páscoa da América Latina.

O novo ovo de Páscoa decorado do mundo tem sido uma das principais atrações do Osterfest deste ano, que começou em 16 de fevereiro e termina neste domingo, 9 de abril.

Sarah Casson, uma jurada oficial do Guinness World Records, estava no local para confirmar o recorde e apresentar o certificado.
Juntamente com um engenheiro civil independente, Casson teve que usar um guindaste para alcançar o topo do ovo para que ela pudesse fazer medições precisas de sua altura e diâmetro.

Não é apenas o tamanho do ovo que o torna especial. As formas e cores que a decoram foram inspiradas na arte popular kashubiana, bem conhecida por suas flores bordadas e formas coloridas.

A Associação Visite Pomerode detinha anteriormente este recorde em 2019, mas perdeu-o em 2022, quando a Port Aventura Entertainment, SAU, criou um maior.

O projeto atual foi criado por Joana Wachholz, uma artista local, e uma equipe inteira foi necessária para montar o ovo, que foi construído usando uma estrutura de ferro para o interior e painéis de fibra de vidro para o exterior.

 

Imagem: Reprodução / Facebook