A informação é um dos caminhos para se combater o preconceito. Por isso, neste Dia Mundial da Conscientização do Autismo, nosso objetivo e colaborar para levar conhecimento à população na tentativa de reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
Indivíduos com TEA têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se pianistas ou cantores incríveis.
Existem vários exemplos de pessoas famosas que receberam diagnóstico de TEA na vida adulta. Entre eles Anthony Hopkins, Daryl Hannah, Elon Musk e Susan Boyle.
No entanto, na maior parte dos casos, autistas têm baixa motricidade e não se dão bem em atividades em equipe. Uma evidência de que informações que davam conta de que o craque Lionel Messi é autista não passam de fake news.
Foto meramente ilustrativa: Julian Kern / Pixabay