Usuários do WhatsApp estão sendo avisados de um novo golpe. Criminosos estão se passando por familiares e amigos para solicitar um código de segurança.
Uma vez que têm acesso ao código de segurança, eles roubam o acesso à conta do WhatsApp da vítima.
A Action Fraud, o centro nacional de denúncias de crimes cibernéticos e fraudes do Reino Unido, recebeu mais de 60 denúncias relacionadas ao novo golpe.
Os criminosos obtêm acesso a uma conta que lista você como um contato, antes de se passar por essa conta e iniciar uma conversa aparentemente normal.
O usuário receberá uma mensagem de texto do WhatsApp com um código de seis dígitos enquanto conversa começa.
O criminoso tenta fazer login no WhatsApp usando o celular do usuário para receber esse código.
Ele pede à vítima que compartilhe o código, alegando que foi enviado por engano.
Uma vez que o criminoso consegue esse código, ele pode fazer login na sua conta do WhatsApp e bloqueá-lo.
O criminoso usa a mesma tática com os contatos da vítima para roubar mais contas e cometer fraudes.
A Action Fraud recomenda a configuração da verificação em duas etapas para fornecer uma camada extra de proteção à sua conta.
Para configurar a verificação em duas etapas, acesse seu aplicativo e toque em Configurações > Conta > Verificação em duas etapas > Ativar.
Aqui estão algumas dicas importantes se você acha que está sendo alvo deste golpe:
• Os usuários devem sempre ligar para a pessoa que faz uma solicitação incomum no WhatsApp para confirmar sua identidade.
• Os usuários nunca devem compartilhar o código de ativação de sua conta.
• Os usuários podem denunciar mensagens de spam ou bloquear um remetente no WhatsApp pressionando e segurando a bolha de mensagens, selecionando “Denunciar” e seguindo as instruções.
O WhatsApp alertou seus usuários sobre esse golpe e os aconselhou a serem cautelosos com quaisquer mensagens ou solicitações incomuns feitas através do aplicativo.