O primeiro dia de jejum para o mês sagrado do Ramadã em Meca provavelmente será quinta-feira, 23 de março, dependendo do avistamento da lua nova.
O Ramadã é determinado pelo calendário lunar islâmico, que começa com o avistamento da lua crescente. A Arábia Saudita e outros países de maioria muçulmana confiam nos testemunhos de observadores da Lua para determinar o início do mês.
Como a lua do Ramadã é avistada?
Para que a lua seja visível, o crescente deve se pôr após o sol. Isso permite que o céu fique escuro o suficiente para detectar a pequena fenda da lua nova.
Depois que o sol se põe, os observadores da lua estão voltados para o oeste, com uma visão clara do horizonte para procurar a lua nova.
Na Arábia Saudita, testemunhos de pessoas que avistaram a lua são registrados e o Supremo Tribunal Judicial decide quando o Ramadã deve começar.
Quando começa o Ramadã em diferentes países?
De acordo com o Crescent Moon Watch, um rastreador lunar administrado pelo Escritório de Almanaque Náutico do Reino Unido, a lua nova do Ramadã começará em 21 de março às 17h23 GMT (8h23, horário de Meca), sem avistamentos de qualquer tipo esperados naquela noite.
Na noite de 22 de março, a lua nova deve ser facilmente visível a olho nu em muitas partes do Oriente Médio, Norte da África, Europa Ocidental e Américas. O primeiro dia de jejum é, portanto, esperado para 23 de março para esses países.
A lua nova poderia ser vista sem ajuda óptica se os céus estiverem limpos no Afeganistão, Bangladesh, Índia, Irã, Paquistão e África do Sul. A Indonésia e a Malásia provavelmente precisarão de ajuda óptica para ver a Lua. Para esses países, se a lua for avistada, o primeiro dia de jejum do Ramadã também será 23 de março. Se não, então o primeiro dia de jejum será 24 de março.
Por que o Ramadã é sagrado?
Os muçulmanos acreditam que o Ramadã é o mês em que os primeiros versículos do Alcorão foram revelados ao Profeta Muhammad há mais de 1.400 anos.
Durante todo o mês, observando os muçulmanos jejuarem desde pouco antes da oração do nascer do sol, Fajr, até a oração do pôr do sol, Magrebe.
O jejum implica abstinência de comer, beber, fumar e relações sexuais para alcançar um maior “taqwa”, ou consciência de Deus.
O jejum é um dos cinco pilares do Islã, juntamente com a declaração de fé muçulmana, orações diárias, caridade e realização da peregrinação do Hajj a Meca, se física e financeiramente capaz.
Em muitos países de maioria muçulmana, as horas de trabalho são reduzidas e a maioria dos restaurantes está fechada durante o horário de jejum.
No final do Ramadã, os muçulmanos celebram o Eid al-Fitr. Em árabe, significa “festival de quebrar o jejum”. Dependendo do avistamento da lua nova, o Eid al-Fitr este ano provavelmente cairá em 21 de abril.
Foto: Mohamed Hassan / Pixabay