
Muitas coisas sobre o Oscar mudaram ao longo dos anos, mas nas últimas seis décadas houve pelo menos uma constante: o tapete vermelho. Os tons variaram ao longo dos anos, mas sempre foi um tom de vermelho. Até este ano.
Na última quarta-feira (08), do lado de fora do Dolby Theatre, em Hollywood, os trabalhadores desenrolaram um tapete cor de champanhe enquanto Jimmy Kimmel, que irá apresentar o 95º Oscar neste domingo (12), presidia a ocasião.
A decisão de mudar a cor veio dos consultores criativos Lisa Love, colaboradora de longa data da Vogue, e Raúl Àvila, diretor criativo do glamouroso Met Gala, em Nova York.
Este ano, o tapete será coberto, em parte para proteger as estrelas e as câmeras do clima, mas também para ajudar a transformar as chegadas em um evento noturno. Para Love, sempre houve uma desconexão entre o elegante código de vestimenta black tie e o fato de que é meio da tarde quando as pessoas chegam para serem fotografadas à luz do dia. Com um tapete coberto, eles poderiam mudar isso.
O tapete vermelho do Oscar remonta a 1961, o 33º Oscar realizado no Auditório Cívico de Santa Mônica, quando “O Apartamento”, de Billy Wilder, ganhou o prêmio de melhor filme, Burt Lancaster e Elizabeth Taylor ganharam os prêmios de atuação principal, e ainda havia um “prêmio juvenil”, que foi para Hayley Mills por “Pollyanna”. Foi a primeira cerimônia televisionada, transmitida pela ABC e apresentada por Bob Hope. O público em geral não veria o tapete vermelho em toda a sua glória na televisão até 1966, quando o Oscar foi transmitido pela primeira vez em cores.
A cerimônia do 95º do Oscar está marcada para começar neste domingo, às 21h, pelo horário de Brasília. O público poderá acompanhar tudo pelo TNT, canal da TV a cabo, e no streaming HBO Max. A Globo abriu mão dos direitos de transmissão do prêmio da Academia de Hollywood e, portanto, não exibirá a cerimônia.
Confira todos os indicados
MELHOR FILME
• Nada de Novo no Front
• Avatar: O Caminho da Água
• Os Banshees de Inisherin
• Elvis
• Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
• Os Fabelmans
• Tár
• Top Gun: Maverick
• Triângulo da Tristeza
• Entre Mulheres
MELHOR DIREÇÃO
• Martin McDonagh, por Os Banshees de Inisherin
• Daniel Kwan & Daniel Scheinert, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
• Steven Spielberg, por Os Fabelmans
• Todd Field, por Tár
• Ruben Östlund, por Triângulo da Tristeza
MELHOR ATOR
• Austin Butler, por Elvis
• Colin Farrell, por Os Banshees de Inisherin
• Brendan Fraser, por A Baleia
• Paul Mescal, por Aftersun
• Bill Nighy, por Living
MELHOR ATRIZ
• Cate Blanchett, por Tár
• Ana de Armas, por Blonde
• Andrea Riseborough, por To Leslie
• Michelle Williams, por Os Fabelmans
• Michelle Yeoh, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR ATOR COADJUVANTE
• Brendan Gleeson, por Os Banshees de Inisherin
• Brian Tyree Henry, em Causeway
• Judd Hirsch, em Os Fabelmans
• Berry Keoghan, por Os Banshees de Inisherin
• Ke Huy Quan, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
• Angela Bassett, por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
• Hong Chau, por A Baleia
• Kerry Condon, por Os Banshees de Inisherin
• Jamie Lee Curtis, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
• Stephanie Hsu, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
• Martin McDonagh, por Os Banshees de Inisherin
• Daniel Kwan & Daniel Scheinert, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
• Steven Spielberg & Tony Kushner, por Os Fabelmans
• Todd Field, por Tár
• Ruben Östlund, por Triângulo da Tristeza
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
• Edward Berger, Lesley Paterson & Ian Stokell, por Nada de Novo no Front
• Rian Johnson, por Glass Onion: Um Mistério Knives Out
• Kazuo Ishiguro, por Living
• Ehren Kruger, Eric Warren Singer & Christopher McQuarrie, por Top Gun: Maverick
• Sarah Polley, por Entre Mulheres
MELHOR FOTOGRAFIA
• James Friend, por Nada de Novo no Front
• Darius Khondji, por Bardo: Falsa Crônica de Algumas Verdades
• Mandy Walker, por Elvis
• Roger Deakins, por Império da Luz
• Florian Hoffmeister, por Tár
MELHOR TRILHA SONORA
• Volker Bertelmann, por Nada de Novo no Front
• Justin Hurwitz, por Babilônia
• Carter Burwell, por Os Banshees de Inisherin
• Son Lux, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
• John Williams, por Os Fabelmans
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
• Sofia Carson – “Applause” (de Tell it Like a Woman)
• Lady Gaga – “Hold My Hand” (de Top Gun: Maverick)
• Rihanna – “Lift Me Up” (de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre)
• “Naatu Naatu” (de RRR)
• Son Lux – “This is a Life” (de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo)
MELHOR EDIÇÃO
• Mikkel E.G. Nielsen, por Os Banshees de Inisherin
• Matt Villa & Jonathan Redmond, por Elvis
• Paul Rogers, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
• Monika Willi, por Tár
• Eddie Hamilton, por Top Gun: Maverick
MELHOR FIGURINO
• Mary Zophres, por Babilônia
• Ruth E. Carter, por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
• Catherine Martin, por Elvis
• Shirley Kurata, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
• Jenny Beavan, por Sra. Harris Vai a Paris
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
• Nada de Novo no Front
• Avatar: O Caminho da Água
• Babilônia
• Elvis
• Os Fabelmans
MELHOR CABELO & MAQUIAGEM
• Nada de Novo no Front
• Batman
• Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
• Elvis
• A Baleia
MELHOR SOM
• Nada de Novo no Front
• Avatar: O Caminho da Água
• Batman
• Elvis
• Top Gun: Maverick
MELHORES EFEITOS VISUAIS
• Nada de Novo no Front
• Avatar: O Caminho da Água
• Batman
• Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
• Top Gun: Maverick
MELHOR ANIMAÇÃO EM LONGA METRAGEM
• Pinóquio de Guillermo Del Toro
• Marcel the Shell with Shoes On
• Gato de Botas 2: O Último Pedido
• A Fera do Mar
• Red – Crescer é uma Fera
MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA METRAGEM
• The Boy, the Mole, the Fox and the Horse
• The Flying Sailor
• Ice Merchants
• My Year of Dicks
• An Ostrich Told Me the World is Fake and I Think I Believe It
MELHOR CURTA METRAGEM EM LIVE-ACTION
• An Irish Goodbye
• Ivalu
• Le Pupille
• Night Ride
• The Red Suitcase
MELHOR FILME INTERNACIONAL
• Nada de Novo no Front (Alemanha)
• Argentina, 1985 (Argentina)
• Close (Bélgica)
• EO (Polônia)
• The Quiet Girl (Irlanda)
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA METRAGEM
• All That Breathes
• All The Beauty and the Bloodshed
• Fire of Love
• A House Made of Splinters
• Navalny
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA METRAGEM
• The Elephant Whisperers
• Haulout
• How do You Measure a Year?
• The Martha Mitchell Effect
• Stranger at the Gate
Imagem: Reprodução / Twitter @TheAcademy