
O Dia Internacional da Mulher é comemorado em todo o mundo neste 8 de março. A data se concentra em questões importantes das mulheres, como direitos reprodutivos, igualdade de gênero e violência perpetrada contra elas. As origens da designação do mês estão ligadas à história do trabalho. Em 1908, mulheres marcharam em Nova York por melhores salários e o direito de votar.
Em uma conferência em 1910, Clara Zetkin, uma organizadora do trabalho e defensora dos direitos das mulheres, sugeriu a ideia do Dia Internacional da Mulher na Conferência Internacional das Mulheres Trabalhadoras em Copenhague. As 100 mulheres na conferência aceitaram unanimemente a ideia, e o dia se espalhou de país para país, culminando no reconhecimento oficial das Nações Unidas do dia em 1975.
ONU
Este ano, o tema do Dia Internacional da Mulher da ONU é “DigitALL: Inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”. Ele está alinhado com o tema prioritário da 67ª Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW-67), “Inovação e mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”.
Neste ano, as ações em torno do tema irão explorar o impacto da lacuna de gênero digital na ampliação das desigualdades econômicas e sociais, além de destacar a importância de proteger os direitos de mulheres e meninas em espaços digitais e abordar a violência baseada em gênero on-line facilitada por tecnologias da informação e da comunicação.
A ausência das mulheres nos espaços digitais tem custos enormes: de acordo com o relatório UN Women’s Gender Snapshot 2022 , da ONU Mulheres, a exclusão das mulheres do mundo digital eliminou 1 trilhão de dólares do produto interno bruto de países de baixa e média renda na última década— uma perda que crescerá para 1,5 trilhão de dólares até 2025, se não houver nenhuma mudança. Reverter essa tendência exigirá enfrentar o problema da violência online, o que um estudo com 51 países revelou que 38% das mulheres já experimentaram pessoalmente.
Segundo a ONU, incorporar a perspectiva de gênero na inovação, tecnologia e educação digital de forma transformadora ajudaria mulheres e meninas a se tornarem mais conscientes de seus direitos e fortalecer o exercício delas, além do seu ativismo. Os avanços na tecnologia digital oferecem novas possibilidades para solucionar os desafios humanitários e de desenvolvimento e para realizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Comemoração
A celebração do Dia Internacional das Mulheres pelas Nações Unidas sob o tema “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero” incluirá um evento internacional de alto nível que acontecerá na quarta-feira, 8 de março de 2023. Este evento reúne especialistas em tecnologia e inovação, representantes do governo, do movimento feminista e ativistas pela igualdade de gênero, além do setor privado, e permitirá um debate sobre as responsabilidades e o papel de todo o ecossistema digital na melhoria do acesso ao digital ferramentas e a redução da lacuna de gênero digital.
*Foto: Pixabay