17 de dezembro de 2024

Em um vídeo recente no TikTok, uma mulher, que atende pelo nome de usuário @ulrikepasternak, disse que o incidente de espionagem do dispositivo Alexa, da Amazon, aconteceu quando seu cachorro estava em seu jardim.

Ela estava discutindo com o marido sobre quem deveria ir e escolher “as coisas” com as quais seu cachorro está brincando.
Seu marido, que estava apenas de cueca, então pega e reclama que é “mamilão” do lado de fora.

Alexa retruca, dizendo: “Bem, talvez você devesse ter usado suas calças!”

A mulher se junta a um grupo de usuários de tecnologia que acreditam que seus dispositivos estão secretamente espionando-os.

Ela continuou: “Temos uma daquelas geladeiras extravagantes que tem vídeo, está conectada à nossa campainha Ring e Alexa”.

“E a próxima coisa que ouço é esta…”

A geladeira inteligente então diz: “Eu adicionei calças à sua lista de compras”.

Alto-falantes inteligentes como o Alexa geralmente gravam e salvam o que está sendo dito depois de ouvir a chamada palavra “despertar”, como seu nome.

Isso é para que ele possa aprender mais sobre a rotina e os hábitos de seu usuário para, finalmente, se tornar mais útil para seu proprietário.

Mas a Alexa também pode interpretar erroneamente certas palavras ou frases como sua palavra de despertar e começar a gravar o que é dito, mesmo que não fosse programada para isso.

É quando os usuários de dispositivos inteligentes podem encontrar coisas bizarras, como dispositivos conectados ligando e desligando ou até mesmo compras sendo feitas sem o seu conhecimento.

Um porta-voz da Amazon disse: “Você sempre saberá quando a Alexa estiver enviando sua solicitação para a nuvem porque um indicador de luz azul aparecerá ou um tom de áudio soará no seu dispositivo Echo”.