
A Marinha dos EUA confirmou que um naufrágio encontrado no norte do Japão é o submarino da Segunda Guerra Mundial USS Albacore. Um grupo de pesquisa japonês encontrou os destroços no ano passado e está aguardando a corroboração dos militares norte-americanos.
O USS Albacore foi um dos submarinos americanos de maior sucesso na Segunda Guerra Mundial. Em seus dois anos de serviço ativo, realizou 11 patrulhas e afundou 10 navios inimigos. Em junho de 1944, o Albacore afundou o porta-aviões torpedo Taiho, o mais novo e maior navio do Japão.
O Albacore afundou em 7 de novembro de 1944. Navios japoneses na área detectaram uma explosão subaquática, indicando que o submarino havia atingido uma mina. Todos os 85 membros da tripulação morreram.
Identificação
Encontrar os destroços não foi tarefa fácil. A equipe japonesa encontrou-o ao largo da ilha de Hokkaido, em uma área conhecida por fortes correntes. Os pesquisadores inicialmente buscaram no Centro Japonês de Registros Históricos Asiáticos por quaisquer dados que mencionassem a perda de um submarino dos EUA. Usando um sonar de feixe múltiplo, eles descobriram uma embarcação de 50 metros no fundo do mar. Eles então usaram um pequeno veículo operado remotamente (ROV) para inspecionar os destroços.
Quando viram a ponte do naufrágio, sabiam que era um submarino e estavam convencidos de que era o Albacora. O ROV então passou meses coletando imagens de vídeo. Não foi possível que mergulhadores acessassem a área, que ficava a 237m abaixo da superfície.
Depois de 79 anos debaixo d’água, o naufrágio acumulou muito crescimento marinho. Combinado com a baixa visibilidade, isso tornou a identificação do submarino um desafio. Felizmente, as modificações feitas no submarino antes de sua patrulha final permitiram a identificação pelo Comando de História e Patrimônio Naval (NHHC), incluindo alguns orifícios de ventilação incomuns e a falta de placas de aço na borda superior da vela – a torre no topo do submarino.
A Marinha dos EUA diz que, por causa da imensa perda de vidas a bordo do navio, o naufrágio é agora considerado um túmulo de guerra e é protegido pela lei dos EUA.
*Foto: Marinha dos EUA