Doença letal é semelhante ao Ebola
A Guiné Equatorial confirmou seu primeiro surto da doença de Marburg, um vírus relacionado ao Ebola que já matou nove pessoas no pequeno país da África Ocidental, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Há também 16 casos suspeitos com sintomas, incluindo febre, fadiga, diarreia e vómitos, e 20 outros contatos também estão sendo monitorados em dois distritos perto das fronteiras dos Camarões e do Gabão.
Reação da OMS
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta quarta-feira (15) que ainda não há casos confirmados nesses dois países vizinhos, mas que a agência está ajudando no terreno a “detectar, isolar e prestar cuidados rapidamente a quaisquer casos suspeitos”. Gana já viu um surto no ano passado.
A OMS também disse que fretou voos prontos para enviar suprimentos médicos e equipamentos de proteção individual de Nairóbi, no Quênia.
Vacina
Não há vacina aprovada ou tratamento antiviral para o vírus de Marburg, que causa febre e outros sintomas semelhantes ao Ebola e, também, se espalha através do contato direto com fluidos corporais de pessoas e superfícies infectadas.
A OMS disse que está convocando um painel especial de vacinas para identificar deveria ser avaliada primeiro e preparada para possíveis testes.